Deu match? Trump diz que teve ‘química excelente’ com Lula.

Deu match? Trump diz que teve ‘química excelente’ com Lula.

O presidente norte-americano e afirmou que os dois se reunirão na semana seguinte.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (23), durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, que se reunirá na semana que vem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater as retaliações que os EUA vêm aplicando ao Brasil por conta do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante o discurso — no qual ele também exaltou seu próprio governo e criticou a ONU (leia mais abaixo) —, Trump diz que teve “uma química excelente” com o presidente brasileiro, “que pareceu um cara muito agradável”.


“Eu estava entrando (no plenário da ONU), e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na próxima semana”, disse Trump. “Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos (…). Mas ele pareceu um homem muito legal. Ele gostou de mim, e eu gostei dele”


Fontes do governo brasileiro confirmaram a reunião entre Trump e Lula na próxima semana, mas não disseram se a conversa ocorrerá ao vivo ou por telefone.

A fala contrasta com a tensa relação que Estados Unidos e Brasil vêm tendo desde julho, quando Trump anunciou tarifas de 50% a produtos brasileiros em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No discurso desta terça, o presidente dos EUA voltou a criticar indiretamente o processo. Ele afirmou haver “censura, repressão, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos” no Brasil.

O diálogo acontece em meio à tensão máxima entre Brasil e EUA. Trump impôs tarifas de 50% a produtos brasileiros exportados aos norte-americanos, além de sanções a autoridades em represália ao julgamento e condenação de Jair Bolsonaro por golpe de Estado.

Antes da manifestação de Trump, Lula havia feito seu discurso nas Nações Unidas criticando “sanções arbitrárias” e “intervenções unilaterais”, sem citar o governo de Donald Trump.

“Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e àqueles que os apoiam: nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis.”

Fonte: globo.com

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *