Começou na quarta-feira (26/11) o processo de matrícula e cadastro escolar para os alunos que desejam ingressar na rede pública estadual de ensino de Pernambuco no ano letivo de 2026. Ao todo, estão sendo ofertadas 60.283 vagas para estudantes da rede privada de ensino, sendo 8.291 distribuídas no Recife, 11.874 nos demais municípios da Região Metropolitana e 40.118 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o sistema de matrículas conta com uma tela de geolocalização que permite aos pais ou responsáveis pelos estudantes selecionar a escola mais próxima da casa do aluno.
Saiba como fazer a matrícula de novos alunos nas escolas estaduais:
- Acesse o site até o dia 26 de dezembro;
- Preencha os dados do estudante, como nome completo, data de nascimento, endereço, escola de origem, nome do responsável, telefone para contato e CPF. Caso o estudante seja maior de 18 anos, o cadastro deve ser feito pelo próprio aluno;
- Ao término do preenchimento, será emitido um protocolo de confirmação, que deverá ser anotado ou impresso para apresentação no ato de efetivação da matrícula.
Para quem não possui acesso à internet, a SEE disponibiliza laboratórios de informática com acesso à rede em mais de 300 escolas. Para consultar os endereços desses locais, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento, fazendo uma ligação gratuita para o
Ainda segundo a secretaria, é possível alterar o cadastro para outra escola ao longo do período de matrícula acessando o campo “Consulte sua inscrição” no mesmo site. A mudança será processada somente mediante disponibilidade de vagas.
Também segundo o governo, as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não fazem parte do processo de matrícula em aberto, pois o ingresso nessas unidades ocorre por meio de inscrição e processo seletivo.
As inscrições podem ser realizadas até 26 de dezembro pelo site www.matricularapida.pe.gov.br, para vagas nos ensinos fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

