Trump diz que EUA vai “administrar” a Venezuela

Trump diz que EUA vai “administrar” a Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado, 3, que o País passará a controlar a produção e a venda do petróleo venezuelano,  numa clara manifestação de roubo ao produto venezuelano da parte do presidente estadunidense.⁠

Trump afirmou que a operação que resultou na prisão de Nicolás Maduro não altera apenas o cenário político interno da Venezuela, mas também reposiciona o País no tabuleiro geopolítico internacional, especialmente nas relações com potências como Irã, China e Rússia.⁠

Ao ser questionado sobre o interesse do Irã na Venezuela, Trump minimizou possíveis tensões diplomáticas e afirmou que o foco de seu governo será econômico. Ao defender a intervenção militar no país, Trump disse que a gestão dos EUA deixará os venezuelanos “ricos, independentes e salvo”⁠.

“Vamos administrar o país até que possamos realizar uma transição segura, adequada e criteriosa. Não queremos nos envolver em colocar outra pessoa no poder e acabar na mesma situação que tivemos por um longo período de anos”, disse o norte-americano.

De acordo com Trump, os Estados Unidos “estão lá agora”.

“O que as pessoas não entendem — mas passam a entender quando digo isto — é que estamos lá agora, e vamos permanecer até que a transição adequada possa ocorrer. Portanto, vamos ficar e, essencialmente, administrar o país até que uma transição correta seja possível”, disse em uma coletiva de imprensa transmitida de sua residência particular no resort de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Florida.
Trump destacou o que classificou como uma das “demonstrações mais impressionantes, eficazes e poderosas da capacidade e da competência militar americana na história dos Estados Unidos”, que teria neutralizado completamente as defesas venezuelanas. Disse também que nenhum equipamento militar estadunidense foi sequer atingido e nenhum homem morto ou ferido na operação.