O menino de 13 anos apareceu em fotos da formatura de medicina das irmãs com uniforme nazista. O evento foi organizado por estudantes
A Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene) emitiu nota de repudiu à ação de um adolescente que compareceu a formatura de medicina das irmãs usando um traje nazista, no último sábado (10/1), em Mossoró (RN). Pelas redes sociais, a instituição classificou a manifestação do jovem como “repugnante” e uma “afronta os valores democráticos, a dignidade humana e a memória das vítimas do nazismo”.
Ressaltou ainda que não tem qualquer participação no evento de formatura da Faculdade de Medicina. “O referido evento não contou com qualquer participação, promoção ou financiamento da instituição. Ainda assim, lamentamos profundamente o ocorrido”, disse. Veja nota na íntegra:

Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram um garoto, de 13 de idade, que foi à festa de formatura das irmãs usando um traje semelhante ao Wehrmacht (Forças Armadas unificadas da Alemanha Nazista de 1935 a 1945), durante o regime nazista de Adolf Hitler. Em uma das imagens, o jovem ainda faz a saudação nazista.
Segundo o cerimonial do evento, organizado pela empresa Master Produções e Eventos e formandos, o adolescente era convidado das formandas e chegou ao local acompanhado dos pais, após as 23h, vestindo roupas comuns. Ainda conforme a organização, ele teria trocado de roupa dentro do evento para fazer registros fotográficos com a família. A vestimenta passou despercebida pelos alunos e organização.
A festa reuniu cerca de 2 mil pessoas. Integrantes da comissão de formatura afirmaram que só tomaram conhecimento do episódio após a divulgação das imagens.
Em nota publicada nas redes sociais, a presidente da comissão disse que os estudantes ficaram “estarrecidos” e que, se a situação tivesse sido percebida no momento, o jovem e os responsáveis dele teriam sido retirados do local.

Empresa se pronuncia
A Master Eventos repudiou o ocorrido e destacou que a apologia ao nazismo é crime no Brasil. “Não compactuamos, não toleramos e não aceitaremos esse tipo de conduta em eventos sob nossa responsabilidade”, afirmou a empresa.
Adolescente usa frases nazistas nas redes
Nas redes sociais, usuários apontaram que o adolescente já havia publicado anteriormente fotos com símbolos e vestimentas semelhantes, o que levantou questionamentos sobre a intencionalidade do ato. A frase em alemão “Ein Volk, ein Reich, ein Führer”, que significa “Um Povo, Um Império, Um Líder” em alemão, aparece na legenda de uma das redes sociais do jovem.
A frase foi um slogan nazista central que promovia a unidade totalitária, a ideia de uma nação alemã unificada sob um governo centralizado e a lealdade inquestionável a Adolf Hitler como líder supremo.
No Brasil, a apologia ao nazismo é crime previsto na Lei 7.716/1989. Como se trata de um menor de idade, o caso é analisado como ato infracional, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Fonte: Metrópoles

