Capacitação é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro. Matrículas estão abertas na Rede EaD Senasp e, para participar, é preciso estar inscrito na Plataforma Sinesp
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), lançou, nesta quarta-feira (10), o curso de Atualização de Condutores de Veículos de Emergência.
A formação, que integra a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, tem como objetivo garantir que os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) estejam preparados para conduzir veículos de emergência com segurança, responsabilidade e eficiência.
A iniciativa atende a uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro e reforça o compromisso do MJSP em assegurar que policiais, bombeiros, profissionais da saúde e demais servidores que utilizam viaturas e ambulâncias estejam capacitados para atuar em situações de risco, protegendo vidas e reduzindo acidentes.
Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, o curso cumpre um papel essencial diante da realidade brasileira no trânsito, marcada por altos índices de violência e acidentes.
“O profissional condutor de veículo de emergência deve estar preparado para situações de estresse extremo. O curso de atualização é uma etapa fundamental para apoiar este profissional e contribuir com sua integridade e da população beneficiária de sua atividade”, destacou.
Além de reforçar a responsabilidade que acompanha a função, a formação busca sensibilizar os profissionais sobre a importância da condução defensiva, do respeito à vida e da atenção redobrada em cenários adversos.
Conteúdo prático e interativo
O curso, que será oferecido na modalidade de ensino a distância, passou por uma reformulação e conta agora com nova carga horária, passando de 16h/a para 40 h/a. A metodologia foi desenvolvida para oferecer uma experiência dinâmica e envolvente, reunindo videoaulas, apostilas digitais, exercícios interativos, indicações de sites de referência, textos complementares e vídeos temáticos.
A grade curricular está estruturada em quatro módulos progressivos e interligados:
– Legislação de trânsito
– Direção defensiva
– Noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social
– Relacionamento interpessoal
Ao final, o participante terá condições de aplicar técnicas de direção defensiva, conduzir veículos de emergência de forma segura em diferentes contextos, minimizar riscos de acidentes, respeitar normas ambientais e fortalecer a solidariedade e a tolerância no trânsito.
Inscrições abertas
As matrículas já estão disponíveis na Rede EaD Senasp. Para se inscrever, é necessário ter cadastro prévio na Plataforma Sinesp do MJSP.
O aluno terá até 60 dias para concluir a formação. A certificação, concedida a quem atingir no mínimo 70 pontos de aproveitamento, poderá ser obtida a partir de 7 dias.
Com a abertura dessa capacitação, o MJSP reafirma sua prioridade em investir na qualificação de profissionais da segurança pública, assegurando que aqueles que salvam vidas no dia a dia também estejam protegidos e preparados para agir da melhor forma nas ruas e rodovias de todo o Brasil.

