A pesquisadora, escritora e especialista em desenvolvimento humano, Aneida Fulsang, realizou a palestra “Acomodações para alunos com autismo nas escolas”, na Casa da Cultura de Macaíba. Aneida é referência internacional em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fundadora da startup Ejner 4 Autism, que oferece um programa de intervenção individualizado, criado a partir da necessidade em prover atendimento adequado ao seu filho, Ejner, diagnosticado com autismo de grau de severidade 3.
Durante o encontro, a palestrante abordou a adaptação do Plano de Ensino Individualizado (PEI) às necessidades de cada criança e apresentou exemplos práticos de acomodações pedagógicas que facilitam a aprendizagem. “Não há cura para o autismo, mas há tratamento e as acomodações geram mais conforto para a criança apreender; e são dispositivos simples como um abafador de som, um elástico preso na cadeira, ou uma bola de pilates, são medidas de baixo custo e podem fazer grande diferença no dia a dia escolar”, disse Aneida.
A especialista ressaltou ainda a importância da participação familiar, “O PEI ou qualquer intervenção só pode ser realizado com a participação dos pais. Sem os pais a intervenção não existe, porque aquela atividade não tem continuidade e a criança vai ficar sempre no mesmo ponto, e o tempo é essencial para o desenvolvimento.” Segundo ela, as avaliações devem ser flexíveis e o ensino precisa gerar motivação. “A criança deve ser recompensada pelo trabalho realizado de forma correta, e avaliar é compreender a aprendizagem e não punir na dificuldade”.
A palestrante também comentou que práticas punitivas não funcionam com alunos autistas, pois o trabalho deve estar sempre voltado à motivação e à identificação das reais necessidades de cada criança. Aneida citou exemplos de tecnologia e adaptação. “Nos EUA toda criança tem um aplicativo para se comunicar”, mas enfatizou que isso precisa vir acompanhado de acomodações no processo de aprendizagem. Em sua conclusão, defendeu ambientes escolares acessíveis como locais capazes de revelar grandes talentos.
Foto: Edeilson Morais
Fonte: Secom PMM

