Passados pouco mais de seis meses de seu lançamento, ocorrido em meados de março deste ano, a operação Trânsito Livre tem produzidos efeitos positivos e significativos no fluxo de veículos e pedestres nas ruas do centro de Macaíba e adjacências nos fins de semana, especialmente entre as noites das sextas-feiras e manhãs dos sábados, período de preparação, realização e finalização da feira livre do município. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) comemora esses efeitos ao fazer um balanço desse período.
A operação consiste em uma ação conjunta que une os esforços das secretarias municipais de Trânsito e Transporte e de Meio Ambiente (SMTT) e Urbanismo (Semurb). A principal mudança adotada foi a regulação do horário de montagem das bancas da feira, que passou a ser permitida a partir das 19h das sextas-feiras. Já nos sábados, a desmontagem foi regularizada para começar a partir das 13h, e concluída até, no máximo, 16h. Outra alteração importante foi o estabelecimento de um binário para as ruas Coronel Maurício e Elói de Souza.
“A operação ‘Trânsito Livre’ tem o objetivo de trazer fluidez ao trânsito e melhorar a mobilidade do centro da cidade em dias de montagem da feira livre. Nesses seis meses de operação, celebramos zero congestionamento, às sextas-feiras, com o funcionamento de um binário, das 16h às 19h, compreendendo as ruas Coronel Maurício Freire (Pernambuquinho), com fluxo no sentido Centro-São Gonçalo, e Elói de Souza, sentido São Gonçalo-Centro.”, declarou o titular do SMTT, Jefferson Stanley.
O secretário ainda acrescentou que se trata de uma experiência exitosa na mobilidade da cidade e projeta que o referido binário poderá se converter em algo concreto e definitivo num futuro bem próximo. “Também que temos trabalhado de forma coordenada e conjunta com a Semurb no fechamento da feira. Quem ganha é a população de Macaíba.”, conclui Jefferson Stanley.
Fonte: Assecom-PMM

