A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, reuniu-se em Qingdao, na China, com representantes da China Railway Rolling Stock Corporation Sifang (CRRC) para discutir possíveis investimentos no Metrô do Recife. O encontro, realizado na semana passada, marcou o início de tratativas para a modernização do sistema metroviário pernambucano, com a confirmação de uma visita técnica da CRRC ao estado prevista para novembro.
A CRRC é reconhecida como a maior fabricante mundial de equipamentos para transporte ferroviário e demonstrou interesse em conhecer as demandas do metrô pernambucano.
A empresa acaba de ocupar um espaço em Araraquara onde fará parte da montagem da encomenda de 44 trens do Metrô de São Paulo. Além disso, ela está produzindo os novos trens do Metrô de BH, que também era administrado pela CBTU antes de ser concedido.
Lyra aproveitou a reunião para ressaltar o potencial do transporte de passageiros na região metropolitana e a necessidade de ampliar a eficiência operacional.

O sistema metroviário do Recife, operado pela estatal CBTU, está atualmente sob estudo de concessão pelo BNDES, dentro de uma proposta de privatização que busca atrair capital e expertise do setor privado.
O governo estadual acompanha os estudos de viabilidade e já apresentou ao governo federal a urgência de investimentos em áreas críticas do sistema.
Desde o ano passado, o Metrô do Recife foi alçado à condição de prioridade pelo governo estadual, que também solicitou recursos do Novo PAC para intervenções emergenciais e melhoria das operações. A expectativa é de liberação de até R$ 3 bilhões pelo Governo Federal para o projeto.
Durante o encontro, Wang Rubiao, representante da CRRC, destacou o interesse da empresa em propor soluções técnicas para o sistema pernambucano, alinhadas às necessidades locais. A visita técnica agendada pretende aprofundar o diagnóstico sobre a infraestrutura e identificar oportunidades de cooperação.
Fonte: Metrô CPTM

