Com oficinas culinárias, sabores regionais e apresentações culturais, o segundo dia do I Festival Gastronômico de Macaíba reuniu grande público neste domingo (26), na praça Paulo Holanda Paz, com fortalecimento da economia e celebrando a cultura do município.
As cozinheiras Monicléa e Jacira demonstraram o preparo de uma torta de frango com ora-pro-nóbis e um drink refrescante feito com clitória. Logo após, a chefe quilombola, Maria Barbosa, apresentou a receita do tradicional bolo preto, reforçando o valor histórico dessa herança gastronômica. “Trazer o bolo preto para esse espaço significa manter viva a memória das nossas ancestrais. A nossa comunidade se sente honrada em compartilhar sua cultura com toda a cidade”, declarou.
A sequência das oficinas contou ainda com a chefe Miau Caldas, que veio de Recife e elaborou um cuscuz de milho, feito no caldo de camarão ao coco e servido na folha de bananeira tostada. O encerramento ficou por conta do chefe Cipriano Medeiros, com a receita de carne de sol, purê de jerimum defumado e crocante de queijo coalho, combinação que conquistou o público presente.
Enquanto isso, a praça de alimentação se manteve como um dos espaços mais movimentados. Os 16 estabelecimentos de Macaíba que apostaram no festival venderam muito. Alguns esgotaram no primeiro dia o estoque que haviam programado para todo o evento.
As apresentações promoveram momentos de lazer e valorização cultural com a Banda Marcial da Escola Municipal José Arinaldo, seguida pelo grupo Pau Furado, das mulheres quilombolas de Capoeiras; a peça “Casamento Matuto”, encenada pelo grupo teatral Nascidos da Cultura, garantiu animação e humor ao público. O encerramento da noite ficou por conta dos shows de pagode com o Grupo Zero 84 e Pagode do Coxa.

O I Festival Gastronômico de Macaíba é uma realização da Prefeitura Municipal de Macaíba, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) e do Ecossistema Local de Inovação (ELI), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio do Governo Federal. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae/RN, Senac/RN, Sistema Fecomércio/RN, Abrasel, Supermercado Favorito, Sadio Alimentos, Primícias do Brasil, Servclub, Chapinha, Fazenda Matina e Grupo de Escoteiros Augusto Severo.
Fotos: Edeilson Morais e Guilherme dos Anjos
Secom PMM
Fonte: Prefeitura de Macaíba

