Um importante evento aconteceu em Salgueiro–PE no último dia 05/12. Organizado pelo Ministério Público de Pernambuco, a Cerimônia de Premiação Projeto e Cidadania em Ação 2025 – ano 4, reuniu autoridades locais, gestões educacionais e estudantes para o reconhecimento pelo desempenho escolar de diversos estudantes da rede pública de educação em Salgueiro, sendo de escolas municipais e estaduais.
O tema para o ano de 2025 foi “Vidas, escolas e comunidades – Educar para a promoção da justiça socioambiental”.
Alunas e alunos do ensino fundamental e médio foram condecorados com medalhas e troféus por seus bons aproveitamentos escolares. A ideia do evento era contemplar os alunos pelo seu conjunto em sala de aula. Não só as notas, mas a questão do respeito aos colegas e professores e seu bom relacionamento com a comunidade escolar.
O evento ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Técnica Urbano Gomes, no centro de Salgueiro e ficou lotada para a premiação. Estiveram presentes os gestores da GRE Sertão Central, representante da Polícia Militar responsável pela ronda escolar, o promotor de justiça em Salgueiro, representantes da Prefeitura de Salgueiro, além dos estudantes e muitos pais que o acompanhavam.
O projeto, além do reconhecimento, visa incentivar o protagonismo juvenil e o comportamento dos estudantes da rede pública, para servirem de exemplo para os demais colegas e a melhoria da educação na totalidade, tendo em vista que aluno que cumpre com o seu papel, pais que cobram e incentivam e a sociedade, que reconhece os melhores desempenhos, o papel do professor, tão cobrado e tão atarefado por tantos projetos inventados que mais atrapalham a educação do que ajudam, e agora a pressão pela aprovação automática, tirando a autonomia e autoridade do professor em avaliar com honestidade seus alunos, teria uma melhor condição de trabalho e o trabalho da educação seria algo mais “humanizado”.
Apesar de uma das escolas não ter sido agraciada com a premiação para seus alunos do ensino médio (o que desagradou estes alunos que se deslocaram de suas casas para receber tal reconhecimento), o incentivo aos estudantes é sempre positivo, tal como a boa vontade do Ministério Público com esta iniciativa, que mesmo sendo uma premiação simbólica, representa muito para o desenvolvimento desses jovens cidadãos ao ver que seu esforço, de alguma maneira, já é reconhecido, e os incentiva a continuar e almejar sonhos para seu futuro profissional.
Também foram sorteados, tablet’s, bolas e outras premiações para estudantes e atletas de destaque nas escolas.
Sobre a escola que não recebeu a premiação de seus alunos do ensino médio, a GRE Sertão Central, por meio dos seus representantes ao evento, nos informou que a escola não teria enviado tal relação de alunos e que mesmo sendo apresentado a lista com tais nomes pelo representante da escola, não seria possível a premiação por não haver material disponível, que poderia ainda entregar caso “sobrasse” alguma medalha, situação que os alunos não aceitaram e se sentiram constrangidos com isso, pedindo para se retirar do evento antes do seu término.
Entendemos que seria uma obrigação dos responsáveis pelo evento da parte da GRE Sertão Central, certificar-se que a escola tivesse enviado todos os dados necessários para o evento, por meio de um e-mail institucional ou entrega formal. Caso a ser revisado para ser evitado tal constrangimento.
Vale lembrar que os alunos do ensino fundamental da referida escola estiveram presentes e foram premiados, tal como a aluna laureada e os atletas da escola, que também estavam na relação, e foram premiados com medalhas, o que confirma que a escola teria enviado uma relação de alunos.
A Gerente da GRE nos infirmou que irá fazer a premiação de reconhecimento dos alunos do ensino médio da escola em questão, pessoalmente, na própria escola, em data a ser combinada junto à gestão.

